A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou hoje (24/04) os resultados operacionais e financeiros do primeiro trimestre de 2025 (1T25). Após a forte performance em 2024, a Companhia iniciou 2025 com um desempenho operacional positivo novamente, com destaque para as vendas dos lojistas, que alcançaram R$ 5,5 bilhões, uma evolução de 7,9% em relação ao 1T24 e o maior valor já registrado para um primeiro trimestre. A taxa de ocupação subiu 56 pontos-base (p.b), atingindo 96,3% no trimestre, e a receita de locação de shoppings aumentou 6,0% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 397 milhões. Os resultados reforçam a capacidade da gestão da Multiplan para crescer com consistência, estabelecendo um início de ano sólido.
O desempenho recorde em vendas foi impulsionado por uma gestão ativa e mudança de mix, revitalizações e investimentos na experiência do consumidor, como os 237 eventos realizados no 1T25. O BarraShopping (RJ), que vem passando por amplas reformas, é o empreendimento que tem o maior volume de vendas do portfólio e, ainda assim, segue crescendo. O shopping registrou R$ 833,6 milhões em vendas no período, uma alta de 14,9% em relação ao 1T24.
O investimento da Companhia em seus empreendimentos por meio de expansões também trouxe impacto positivo. O DiamondMall (MG) e o ParkShoppingBarigüi (PR), que inauguraram novas áreas em novembro de 2024, estão entre os maiores crescimentos de vendas do grupo. No 1T25, os shoppings, juntos, atingiram R$ 619,8 milhões em vendas, uma evolução de 19,8% em relação ao 1T24. As expansões também impulsionaram o fluxo de veículos nas duas unidades, que, somadas, registraram alta de 9,5% em relação ao ano anterior, atraindo novos consumidores.
“Mais uma vez, tivemos um trimestre de ótimo desempenho, crescendo consistentemente. Nosso modelo de gestão e estratégia se mostram eficazes, trazendo resultados ainda melhores e novos recordes operacionais. Para 2025, seguimos investindo na evolução da Multiplan, com foco na melhoria do nosso portfólio, por meio de três expansões: Parque Shopping Maceió (AL), que será inaugurada no final do ano; MorumbiShopping (SP) e ParkShopping (DF), previstas para serem entregues em 2026. Além disso, concluiremos o ciclo de revitalizações planejado, como, por exemplo, no BarraShopping (RJ), MorumbiShopping (SP) e PátioSavassi (MG)”, aponta Eduardo Kaminitz Peres, presidente da Multiplan.
O executivo ressalta ainda a evolução da taxa de ocupação. Os principais aumentos foram registrados no New York City Center (RJ), ShoppingAnáliaFranco (SP) e ParkShopping (DF). No 1T25, a Multiplan apresentou um turnover de 0,8% da ABL total (7.146 m²), com 88 novas lojas satélites. Além disso, a inadimplência líquida ficou em 0,8%, contribuindo para o cenário positivo.
“Esta redução do turnover, aliada ao aumento da ocupação, demonstra uma estabilidade nos shoppings e a contínua demanda por espaços. Temos observado uma maior procura, tanto de marcas nacionais, como internacionais”, completa o presidente da Multiplan.
Este cenário operacional positivo influenciou diretamente os resultados financeiros da Multiplan. Entre os destaques estão: margem NOI recorde de 94,2%, a maior em um trimestre desde a abertura de capital da Companhia, e EBITDA, que subiu 2,5% e atingiu margem de 76,2%, índice recorde para um primeiro trimestre desde 2020.
Estratégia de alocação de capital
No primeiro trimestre de 2025, a Multiplan manteve sua estratégia de alocação de capital, aprovando R$ 110 milhões em Juros sobre Capital Próprio, recomprando 1,2 milhão de ações e cancelando 6 milhões de ações em tesouraria.
Paralelamente a essas iniciativas, a Companhia investiu R$ 120,5 milhões em expansões e revitalizações de empreendimentos, garantindo que seus imóveis atendam às necessidades de consumidores e lojistas e impulsionem o crescimento futuro. Essa estratégia contribuiu para um aumento de 44,1% no lucro por ação (LPA) em março de 2025 (12M), em comparação ao mesmo período do ano anterior, refletindo o compromisso da Companhia com o retorno aos acionistas e a criação de valor.
Imobiliário
O Golden Lake, projeto residencial que será o primeiro bairro privativo de luxo em Porto Alegre, continua a registrar vendas de sua segunda fase, o Lake Eyre, no 1T25. Até 24 de abril de 2025, mais da metade das 127 unidades já haviam sido vendidas e o total do VGV (Valor Geral de Vendas) esperado para esta etapa é de R$ 350 milhões. A construção está prevista para começar em junho de 2025.
Além disso, em março de 2025, 68,1% das unidades da primeira fase do Golden Lake – o Lake Victoria – haviam sido vendidas, representando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 376,4 milhões.
Inovação Digital
O aplicativo Multi se consolida, cada vez mais, como o principal canal de contato com os clientes e, no 1T25, ultrapassou a marca de 8,5 milhões de downloads acumulados. O Programa de Relacionamento Programa de Fidelidade, que é hospedado dentro do aplicativo, teve uma alta de 73% no valor das notas cadastradas e já soma 2,3 mil benefícios e mais de 600 lojistas participantes.
Outro destaque foi o lançamento da seção “Conheça seu Cliente”, no Canal Lojista. A nova funcionalidade oferece insights personalizados com base na análise das notas fiscais enviadas ao programa Programa de Fidelidade, incluindo dados sobre consumo, participação do lojista nas visitas de seus clientes, perfil e comportamento de compra. Desta forma, os lojistas ganham mais subsídios para potencializar suas vendas.
Já o Pagamento Automático, solução de pagamento automático de estacionamento dos shoppings, alcançou mais 1,5 milhão de veículos cadastrados, por mais de 1,2 milhão de clientes. No 1T25, o serviço completou um ano desde a remoção das cancelas de entrada e da adesão das principais tags de estacionamento ao sistema. O pagamento através do aplicativo Multi se tornou a principal forma de pagamento de estacionamento na rede.
Governança
No 1T25, a Multiplan fortaleceu ainda mais sua estrutura de governança. Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em 28 de março, houve a eleição de um terceiro membro independente para o Conselho de Administração, totalizando quatro participantes externos, que oferecem competências diversificadas e ajudam a aprimorar os processos de tomada de decisão. Esse movimento reflete a dedicação da empresa em construir uma estrutura de governança que suporte o crescimento a longo prazo.
Para mais informações, acesse o balanço completo do 1T25 aqui.